Covid-19: Banco de Inglaterra baixa taxas de juro para 0,25% para ajudar economia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 11 mar 2020 (Lusa) - O Banco de Inglaterra anunciou hoje um corte nas taxas de juro para 0,25% de forma a ajudar a economia britânica a enfrentar a epidemia do novo coronavírus.

A decisão foi tomada após uma reunião de emergência e divulgada em comunicado, no qual se indica que as taxas baixam de 0,75% para 0,25%.

Por outro lado, o Banco de Inglaterra afirmou que vai encorajar os bancos a concederem empréstimos às empresas e famílias, sublinhando que "a atividade provavelmente enfraquecerá significativamente no Reino Unido nos próximos meses".

O anúncio surge horas antes da apresentação do Orçamento pelo Governo.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

JMC // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.