Covid-19: Nono aniversário do tsunami de 2011 assinalado discretamente no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 11 mar 2020 (Lusa) - O Japão assinalou hoje o nono aniversário do tsunami em 2011, que também desencadeou o acidente nuclear de Fukushima, com a epidemia do novo coronavírus a obrigar à anulação das principais cerimónias públicas.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prestou homenagem às vítimas da catástrofe na sede do Governo em Tóquio e pediu à população para cumprir um minuto de silêncio às 14:46 (06:46 em Lisboa), hora precisa em que um maremoto de 9 de magnitude atingiu o nordeste do país, há nove anos.

A televisão japonesa mostrou imagens de famílias, recolhidas em silêncio, em vários locais na prefeitura de Miyagi, particularmente atingida pela catástrofe, que causou perto de 18.500 mortos e desaparecidos.

Na semana passada, o Governo japonês anunciou a anulação da grande cerimónia geral realizada todos em Tóquio, com a presença de familiares das vítimas, membros da família imperial, primeiro-ministro, deputados e diplomatas.

"À luz da situação atual, devemos tomar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação do vírus no nosso país, assim concluímos que a única solução é anular a cerimónia", de acordo com um comunicado de Abe.

O chefe do Governo renovou ainda a promessa de concluir a reconstrução das zonas atingidas.

A pedido das autoridades, numerosos eventos públicos previstos em todo o país, como concertos, competições desportivas, entregas de diplomas, entre outros, foram cancelados ou adiados, enquanto as escolas foram encerradas para tentar evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com um último balanço das autoridades, o Japão registou 12 mortos e 568 infetados com o novo coronavírus.

A epidemia de Covid-19, detetada em dezembro na China, já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

EJ // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.