Covid-19: Valongo encerra equipamentos e pondera cancelar eventos públicos

Covid-19: Valongo encerra equipamentos e pondera cancelar eventos públicos
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo vai encerrar a partir de quarta-feira os equipamentos municipais e está a ponderar a suspensão ou cancelamento de vários eventos públicos, devido ao surto de Covid-19, indicou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.

Em nota publicada no seu ‘site’ oficial na Internet, a Câmara de Valongo aponta que “seguindo as indicações das autoridades de saúde e da proteção civil, no que se refere às medidas de contenção da Covid-19, torna-se necessário tentar reduzir a propagação, atrasar ao máximo o pico da epidemia e reduzir o número de pessoas infetadas”.

Neste sentido, serão encerrados os equipamentos municipais de utilização pública, nomeadamente piscinas, ginásios, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus e espaços culturais, indica a mesma publicação que contém, ainda, ligações para o Plano Municipal de Contingência da Covid-19.

A autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro também está a ponderar a suspensão ou cancelamento dos eventos públicos organizados apoiados pelo Município, designadamente Mostra de Teatro Amador, Trilhos do Paleozóico, 1.º Portugal Internacional Montain Bike, Torneio Juvenil de Karate de Valongo, Gala de Mérito Desportivo, programas e campos de férias relacionados com a paragem de Páscoa, bem como o curso livre de história da fotografia, entre outros.

Paralelamente, a autarquia informa que mantém em funcionamento os edifícios da Câmara Municipal e serviços técnicos, mas dá indicações sobre a utilização ‘online’ destes serviços, de forma a evitar o recurso presencial.

“Nos casos em que não esteja disponível uma resposta online, deve ser privilegiado sempre que possível o contacto não presencial, via telefone ou e-mail”, continua a nota da autarquia que termina com “Recomendações das Autoridades de Saúde”.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.