Covid-19: Câmaras do distrito de Vila Real suspendem feiras e serviços

Covid-19: Câmaras do distrito de Vila Real suspendem feiras e serviços
| Norte
Porto Canal com Lusa

As câmaras de Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Sabrosa anunciaram esta terça-feira a suspensão das feiras nestes concelhos do distrito de Vila Real como medida de prevenção contra a epidemia de Covid-19.

No distrito de Vila Real são várias as autarquias que já estão a implementar planos de contingência e medidas preventivas contra o novo coronavírus.

A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje a suspensão do mercadinho rural e da feira bimensal, uma medida que também vai ser implementada, no imediato, pelos município de Ribeira de Pena e de Sabrosa.

Em Alijó e Valpaços, a realização das feiras mensais e quinzenais está dependente da evolução do surto de Covid-19.

Na Câmara de Mondim de Basto foi também criado um gabinete de gestão do Covid-19, que tem como missão acompanhar a evolução da epidemia provocada pelo novo coronavírus e vai ser responsável pela gestão estratégica das situações que venham a surgir.

Como medidas preventivas, este município decidiu também cancelar as atividades do Centro Desportivo Municipal, do núcleo "Mexa-se" e o aluguer do pavilhão gimnodesportivo.

Esta câmara está ainda a restringir os atendimentos presenciais e pede à população que evite deslocações aos serviços, devendo, preferencialmente, tratar os seus assuntos via telefone.

O município de Ribeira de Pena decidiu suspender o funcionamento de todos os centros do convívio, do auditório municipal e do ginásio municipal de Cerva, as atividades ligadas à Semana Camiliana, a festa da truta no rio Beça e informou que os jogos de futsal das equipas dos "Amigos de Cerva" serão realizados à porta fechada.

Alijó suspendeu as atividades sociais, culturais ou recreativas que congregem a concentração de pessoas, bem como o funcionamento das piscinas, do pavilhão gimnodesportivo, da biblioteca, auditório e Museu do Pão Vinho, em Favaios.

Em Santa Marta de Penaguião, foi cancelada a comemoração do Dia Mundial do Teatro prevista para dia 28 de março, uma medida anunciada pela câmara, que se insere no plano de contingência municipal e que visa "evitar situações de possível exposição" ao novo coronavírus.

A câmara de Mesão Frio informou que foi cancelado o Encontro Intergeracional previsto para quarta-feira, tendo "como único motivo, o cumprimento das recomendações e orientações da Direção Geral de Saúde e do plano de contingência municipal para o Covid-19".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.