Covid-19: Câmara de Vila Nova de Famalicão encerra equipamentos públicos

Covid-19: Câmara de Vila Nova de Famalicão encerra equipamentos públicos
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os equipamentos públicos do município de Vila Nova de Famalicão vão ser encerrados "até decisão em contrário" seguindo as orientações da Comissão Municipal de Proteção Civil e da Direção Geral da Saúde devido ao covid-19, anunciou esta terça-feira aquela autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Famalicão explica que as "medidas preventivas" entram em vigor terça-feira e vigoram "até decisão em contrário".

Segundo o texto, entre as medidas estão o "encerramento das Piscinas Municipais de Famalicão (apenas terão acesso ao equipamento os atletas de competição para efeitos de cumprimentos de plano de treino), dos Pavilhões Municipais, Museus e equipamentos culturais da responsabilidade municipal, das bibliotecas e da casa da juventude, o cancelamento da agenda da Casa das Artes, das Férias Desportivas da Páscoa 2020, a suspensão dos programas educativos municipais, dos programas desportivos municipais e ainda o encerramento de todos os serviços de atendimento ao público, com exceção do Balcão Único de Atendimento e dos Serviços do Ambiente.

A autarquia refere que "o plano", coordenado pelo Departamento de Saúde, Segurança e Higiene no trabalho e pela Proteção Civil Municipal, "aponta para vários níveis de intervenção e que definem as regras e cuidados a ter pelos serviços no atendimento municipal autárquico".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos, havendo mais de 114 mil infetadas em mais de uma centena de países.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.