Covid-19: 46.º Portugal Fashion arranca no Porto com acesso limitado

Covid-19: 46.º Portugal Fashion arranca no Porto com acesso limitado
| Norte
Porto Canal com Lusa

A próxima edição do Portugal Fashion vai arrancar na próxima quinta-feira, no edifício da Alfândega do Porto, mas com acesso limitado a profissionais da moda e jornalistas, avançou, esta terça-feira, fonte oficial.

"Perante a evolução da infeção pelo novo coronavírus e considerando as mais recentes orientações do Governo e da Direcção-Geral de Saúde para conter a epidemia, em particular as recomendações relativas à organização de eventos públicos, a direção do Portugal Fashion decidiu que o acesso aos desfiles, entre 12 e 14 de março, na Alfândega do Porto e na Casa da Arquitetura (Matosinhos), vão ser restringidos à "equipa de bastidores, 'staff' técnico do evento e aos profissionais da comunicação social portuguesa e influenciadores digitais credenciados para o efeito", lê-se num comunicado divulgado esta tarde.

O número total de jornalistas, fotojornalistas e influenciadores digitais deverá estar entre as 150/170 pessoas e o evento de moda vai ter assegurada a transmissão em 'live streaming' (direto pela Internet) em "todas as coleções", refere o comunicado.

"Os desfiles vão ser transmitidos 'online' e em direto ('live streaming'), cabendo ao Portugal Fashion assegurar os recursos técnicos necessários para que isso aconteça. Desta forma, criadores e marcas terão a oportunidade de divulgar os seus trabalhos através dos canais de comunicação disponibilizados pelo Portugal Fashion, nomeadamente nas suas plataformas digitais".

Por causa da epidemia de Covid-19, o Portugal Fashion, que celebra este ano o seu 25.º aniversário, decidiu também cancelar o desfile de Luís Borges, "por se tratar de um formato que envolveria uma festa", com "várias pessoas num espaço mais restrito".

O desfile do 'designer' italiano Gilberto Calzolari, agendado para 14 de março, no Porto, já tinha sido cancelado na semana transata pela organização, porque o criador e equipa são oriundos de Itália, país com transmissão comunitária ativa do surto de Covid-19.

O acesso aos desfiles, seja dos profissionais de moda, seja de jornalistas e influenciadores, vai depender de uma "avaliação prévia caso a caso, para se evitar a presença de pessoas que pertençam aos grupos de maior risco de infeção ou de complicações pelo novo coronavírus".

O 'Brand Up', um espaço aberto ao público onde se comercializam produtos de 'design', moda e 'lifestyle', vai ser cancelado, assim como todas as atividades promocionais paralelas aos desfiles.

A 46.ª edição do Portugal Fashion vai começar às 14:00 de quinta-feira, dia 12, na Alfândega do Porto, com o desfile da jovem 'designer' Maria Meira/Unflower e a Rita Sá (15:00), no espaço 'Bloom', terminado o primeiro dia com o desfile da 'designer' Maria Gambina, agendado para as 23:00.

O Portugal Fashion comprometeu-se a ajudar todas estas entidades e pessoas a minorar os efeitos das restrições no acesso aos desfiles e pede "desculpa aos convidados e ao público em geral", por não lhes poder facultar a entrada nos desfiles.

"O Portugal Fashion está comprometido com o esforço nacional de contenção da propagação do novo coronavírus e continuará a respeitar as recomendações a esse respeito da Direcção-Geral de Saúde. Mas é nosso dever defender o interesse comercial e profissional de criadores e marcas, fazendo o que for possível para garantir a realização dos desfiles integrados no circuito internacional de moda. (...) Em última instância, e acima de tudo, é um dever cívico que o Portugal Fashion leva muito a sério", lê-se no mesmo comunicado.

O edifício do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o quartel-general do Portugal Fashion, vai estar "aberto" e "em normal funcionamento", assegurou à Lusa fonte da presidência da Alfândega.

"Compete aos clientes que alugaram o espaço tomarem as suas próprias decisões", acrescentou

Na última edição do Portugal Fashion, que decorreu em outubro passado, o evento de moda contabilizou 44 mil visitantes nos quatro dias do evento, um número que tinha superado o da anterior edição, que registou cerca de 37 mil pessoas, em quatro dias.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos. Portugal registou até ao início desta tarde 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas, teatros e cinemas.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e 3 Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.