Covid-19: Gondomar fecha equipamentos municipais e reavalia atividades nas férias da Páscoa

Covid-19: Gondomar fecha equipamentos municipais e reavalia atividades nas férias da Páscoa
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Gondomar fecha a partir de quarta-feira os equipamentos municipais devido ao surto de Covid-19, enquanto a realização de atividades para as férias escolares da Páscoa será “reavaliada”, adiantou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.

Entre os equipamentos municipais que serão encerrados estão as piscinas municipais, pavilhões desportivos, biblioteca municipal, auditório e centro cultural de Rio Tinto, bem como as casas da juventude, a Casa Branca de Gramido e o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal.

A Câmara de Gondomar indica que estas medidas entram em vigor na quarta-feira e até ao dia 03 de abril.

“Apela-se à compreensão de todos. O momento é de prevenir”, lê-se na mesma nota.

A autarquia liderada pelo socialista Marco Martins também avança que “a realização de férias escolares de Páscoa será reavaliada até ao dia 23”.

Paralelamente, a Câmara de Gondomar decidiu cancelar todos os eventos e iniciativas abertas ou contendo públicos externos, bem como todas as visitas de estudo, passeios, deslocações culturais e desportivas, promovidas pelo município ou com recursos municipais, designadamente autocarros.

“O Balcão Único manter-se-á em funcionamento, assim como os canais de atendimento telefónico e eletrónicos. Apela-se, no entanto, a que apenas existam deslocações ao Balcão Único para situações urgentes e que não possam ser tratadas por outro meio”, continua a informação camarária.

A Câmara de Gondomar salienta, por fim, que, no que se refere às escolas, fará o acompanhamento do que vier a ser decidido pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e pelo Ministério da Educação.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a DGS.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.