Covid-19: Alunos de Felgueiras e Lousada podem voltar a frequentar instalações da UPorto

Covid-19: Alunos de Felgueiras e Lousada podem voltar a frequentar instalações da UPorto
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Universidade do Porto (UP) anunciou, esta terça-feira, que vai manter as suas atividades regulares e que os alunos, docentes e restantes profissionais residentes em Felgueiras e Lousada podem voltar a frequentar as instalações da instituição.

Em comunicado, a Universidade do Porto afirma que as pessoas identificadas como "contactos com casos suspeitos ou confirmados" de Covid-19 já foram contactadas pelas autoridades de saúde e submetidas a isolamento profilático, e que, por isso, "não justifica manter a recomendação para que os residentes de Felgueiras e Lousada não se desloquem às instalações da Universidade".

"No entanto, é formalmente contraindicada a presença de pessoas com sintomas de infeção respiratória", relembra a UP, acrescentando que vai permanecer "atenta ao desenrolar da situação" e às orientações que vierem a ser tomadas na reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública, agendada para quarta-feira.

"A U. Porto não hesitará em tomar todas as medidas que as autoridades de saúde considerem necessárias para a proteção da comunidade académica", garante, apelando que a comunidade continue a "observar as medidas básicas de higiene recomendadas" pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.

Na publicação, a UP adianta não existirem, neste momento, "razões de saúde pública" que justifiquem a suspensão das atividades ou o encerramento das instalações.

"De acordo com o conhecimento técnico-científico atual, não há razões de saúde pública que justifiquem, à data, a suspensão de atividades ou o encerramento de instalações das Universidades, à semelhança do que acontece com a generalidade dos setores de atividade em Portugal", lê-se no comunicado.

A instituição refere, por isso, que, à exceção do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Farmácia e da suspensão de aulas do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai manter as suas atividades regulares.

Na segunda-feira, também em comunicado, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anunciava a suspensão das aulas, adiantando que vai procurar "mitigar" o impacto desta decisão nos seus alunos.

O comunicado da Universidade do Porto foi divulgado poucas horas após o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) ter comunicado que tinha recomendado à FMUP "a suspensão das atividades que exigem a presença física dos alunos ou docentes, promovendo abordagens de ensino à distância".

Também no domingo, a UP já havia referido que as instalações partilhadas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia vão permanecer encerradas até 20 de março.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do País foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.