Covid-19: Ordem dos Médicos do Centro cancela visitas a unidades de saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 10 mar 2020 (Lusa) -- A Secção do Centro da Ordem dos Médicos (OM) cancelou hoje todas as deslocações dos seus dirigentes às unidades de saúde da região devido à epidemia do novo coronavírus.

"As visitas, reuniões e restantes atividades no exterior serão reprogramadas, seguindo todas as recomendações oficiais", afirma em comunicado a Secção Regional da OM, presidida por Carlos Cortes.

Face à situação de emergência do Covid-19 e "como medida preventiva excecional", as reuniões dos órgãos diretivos da instituição "adotam o modelo de transmissão digital", acrescenta.

"A decisão de suspender temporariamente as deslocações aos hospitais e centros de saúde é uma medida excecional. Vamos reduzir a nossa atividade, no imediato, mas manteremos a nossa capacidade de resposta aos mais de 9.500 médicos associados", refere Carlos Cortes.

Citado na nota, o dirigente salienta que as reuniões dos órgãos do Conselho Regional da Ordem "serão todas efetuadas com recurso aos meios digitais".

Por outro lado, o Grupo de Acompanhamento do COVID-19, criado pela Secção Regional do Centro da OM, "está a monitorizar a situação do novo coronavírus, trabalhando para a melhor resposta a esta fase de risco, com serenidade e confiança nas melhores práticas médicas", informa ainda.

A estrutura já tinha iniciado "as restrições aos eventos organizados na sua sede, com o recurso à transmissão em direto".

Nas instalações, em Coimbra, "estarão apenas os oradores convidados para falar sobre os temas propostos, sendo que a participação dos interessados (...) se fará através do Facebook, site e canal de youtube" da Secção Regional da Ordem dos Médicos.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas, em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao norte do país foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou na segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.