Covid-19: Técnico suspende aulas presenciais por duas semanas

| País
Porto Canal com Lusa

(SUBSTITUIÇÃO) Lisboa, 10 mar 2020 (Lusa) - O Instituto Superior Técnico (IST) vai suspender todas as aulas e outras atividades presenciais a partir de quarta-feira e até 27 de março, uma medida decidida por causa da propagação do novo coronavírus.

Em comunicado, o presidente do IST afirma que as aulas serão substituídas, sempre que possível, por meios de ensino à distância.

As bibliotecas, espaços de estudo e salas 24 horas vão estar fechadas e o IST recomenda "o autoisolamento a todos aquelas que constituam casos suspeitos", incluindo quem regresse de zonas de risco.

O IST já tinha suspendido "todos os eventos com mais de 50 participantes a realizar em qualquer dos três 'campi'", em Lisboa, Taguspark e Tecnológico Nuclear.

O Técnico tem um 'microsite' dedicado ao seu plano de contingência para o novo coronavírus (https://tecnico.ulisboa.pt/coronavirus/).

Várias universidades - incluindo Lisboa, Coimbra e Minho - decidiram suspender aulas como medidas de contenção do contágio.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Portugal regista 39 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), com 339 casos suspeitos, dos quais 67 aguardam resultados laboratoriais.

Todas as atividades presenciais a partir de quarta-feira e até 27 de março ficam suspensas e serão substituídas quando possível por meios de ensino à distância.

As bibliotecas, espaços de estudo e salas 24 horas também vão estar encerradas, refere a instituição num comunicado, em que se recomenda "o autoisolamento a todos aqueles que constituam casos suspeitos", incluindo quem regresse de "zonas de ricos".

Trata-se de "novas medidas e recomendações" acrescentadas ao plano de contingência para enfrentar o novo coronavírus, que em Portugal já contagiou 39 pessoas.

(SUBSTITUI A NOTÍCIA COM O TÍTULO "Covid-19: Instituto Superior Técnico suspende aulas e concentrações com mais de 50 pessoas", QUE SE REFERIA A UM COMUNICADO DE 05 de MARÇO)

APN // PA

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.