Ministério determina "suspensão imediata" de obra de hotel em praia de Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério do Ambiente homologou o relatório que determina a suspensão imediata da construção de um hotel na praia da Memória, em Matosinhos, e a reposição das "condições originais do terreno", revelou hoje a tutela.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática afirma que o relatório de averiguação ao processo "concluiu que o terreno de construção está incluído na Reserva Ecológica Nacional (REN)" e que, "para ser excluído da REN, deveria ter sido elaborado um Plano de Urbanização, o que não aconteceu".

"Assim, o licenciamento deve ser considerado nulo, a obra parada de imediato e repostas as condições originais do terreno" junto àquela praia do distrito do Porto, conclui a nota de imprensa.

A tutela esclarece que foi "concluído o processo de averiguação ao licenciamento de um hotel na Praia da Memória", determinado em dezembro pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Foi ainda "homologado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática o relatório da averiguação ao procedimento de licenciamento municipal do empreendimento turístico".

O relatório concluiu que, estando o terreno "incluído na Reserva Ecológica Nacional (REN), o licenciamento para a construção do referido empreendimento é nulo".

Em outubro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse ter dado parecer favorável ao hotel porque a Câmara de Matosinhos excluiu o local da REN, deixando-o fora da "área de proteção costeira".

Num esclarecimento enviado à Lusa, a CCDR-N explicou que, "naquele local em concreto", foi excluída da carta REN, "por opção do município, uma área destinada à execução de equipamento turístico".

"O local continua a integrar áreas da REN, delimitadas pela tipologia 'zonas costeiras' da carta da REN em vigor. Sucede que, naquele local em concreto, foi excluída, por opção do município de Matosinhos, uma área destinada à execução do equipamento turístico", descreveu a CCDR-N.

De acordo com a CCDR-N, "todos os demais usos e ações eram interditos" e foi a "revisão do projeto por parte do promotor, que retirou a intenção de construir um apoio de praia", o que "tornou o empreendimento viável".

A CCDR-N acrescenta que a carta REN de Matosinhos foi aprovada com base no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de 1999, "em revisão mas ainda em vigor", segundo o qual o local onde está a ser construído um hotel, na praia da Memória, "não está em Área de Proteção Costeira nem em Barreira de Proteção".

"O parecer favorável da CCDR-N assenta no facto de o projeto de construção de um hotel estar previsto na carta da REN de Matosinhos, aprovada com base no pressuposto do POOC de 1999", acrescenta.

Contactada hoje pela Lusa, a CCDR-N não quis fazer comentários sobre o processo.

O hotel licenciado pela Câmara de Matosinhos na Praia da Memória foi em outubro alvo de uma denúncia da associação ambiental ADERE na Procuradoria-Geral da República para avaliar a autorização da construção em cordão dunar, onde "vários documentos oficiais" sugerem impedimentos à edificação.

Após uma paragem das obras, a 26 de novembro, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, admitia que o hotel poderia concretizar-se por falta de acordo e em dezembro disse que aquela construção era "inevitável", depois de falhadas as negociações com o promotor.

Durante a reunião pública do executivo municipal, a socialista Luísa Salgueiro revelou ter estado em conversações com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o promotor da obra, durante cerca de dois meses, tendo-lhe apresentado uma solução, que passava por uma localização alternativa, recusada por este por "não se considerar devidamente compensado".

A Lusa contactou hoje a autarquia, mas não obteve qualquer comentário sobre este assunto até ao momento.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.