Covid-19: Um dos dois casos 'importados' detetados hoje na China é oriundo de Espanha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 10 mar 2020 (Lusa) - Um dos dois casos 'importados' de infeção pelo Covid-19, detetados hoje na China, é oriundo de Espanha, informou a televisão estatal, numa altura em que o país asiático tenta travar casos oriundos do exterior.

Trata-se de um dos dois únicos casos detetados hoje no país, fora da cidade de Wuhan, de onde o vírus é originário, e que está desde janeiro sob quarentena, com entradas e saídas bloqueadas, segundo a televisão estatal CCTV.

O caso foi registado na província de Guangdong, adjacente a Macau, e trata-se de um estudante chinês que regressou de Espanha num voo que parou em Hong Kong.

O viajante testou positivo para o coronavírus num exame realizado em Shenzhen, cidade que faz fronteira com a antiga colónia britânica.

O outro caso "importado" anunciado hoje pela Comissão Nacional de Saúde foi detetado em Pequim e é oriundo do Reino Unido.

O número de casos oriundos do exterior subiu assim para 69 na China, que soma, no total, 80.754 infetados e 3.136 mortos devido ao novo coronavírus, a maioria a nível mundial.

Em várias cidades chinesas, os controlos aeroportuários foram fortalecidos e medidas de quarentena estão a ser aplicadas a viajantes oriundos do Irão, Itália, Coreia do Sul ou Japão.

JPI // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.