Covid-19: Contenção está a funcionar mas todos os cenários são possíveis

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 mar 2020 (Lusa) - O primeiro prémio do sorteio de hoje da Lotaria Clássica, 10.ª extração de 2020, no valor de 600 mil euros, saiu ao número 07.910, segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O segundo prémio, no valor de 60 mil euros, foi para o número 00.679.

O terceiro prémio, de 30 mil euros, saiu ao 19.261.

LPM // SR

Lusa/Fim

Lisboa, 09 mar 2020 (Lusa) - A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus em Portugal estão a funcionar, mas ressalvou que o país tem de estar preparado para "todos os cenários".

Segundo Graça Freitas, que falava em conferência de imprensa em Lisboa, a situação em Portugal "está relativamente controlada", uma vez que o país "não tem tido uma explosão de casos positivos" de infeção, pelo que "a contenção está a funcionar".

Apesar disso, a diretora-geral da Saúde frisou que o país tem de estar preparado para enfrentar "todos os cenários", assinalando que "o padrão de disseminação da doença" Covid-19, causada pelo novo coronavírus, "é diferente em diferentes países".

Graças Freitas reiterou, ladeada pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, que as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus serão adotadas proporcionalmente ao risco de infeção.

A diretora-geral da Saúde exemplificou que, caso haja um agravamento da situação epidemiológica em Portugal, poderá ser necessário "suspender a atividade clínica não urgente" para libertar mais camas de internamento hospitalar e mais médicos e enfermeiros para cuidarem de doentes com Covid-19.

De acordo com Graça Freitas, o plano nacional de contingência para a Covid-19 estipula que os recursos, como hospitais e laboratórios, e as "reservas estratégicas" de medicamentos e equipamentos de proteção individual sejam adaptados à medida que "a doença evolui, por fases".

Neste contexto, considerou 05 de março (quinta-feira passada) como a "data adequada para abertura de concurso" para compra de material de proteção individual, sublinhando que a aquisição de novos equipamentos vai sendo feita em função da disponibilidade de 'stock' dos fornecedores.

"Não se coloca a questão financeira", assegurou o secretário de Estado da Saúde, afastando a possibilidade de falta de dinheiro do Estado para a compra desse material.

Em Portugal há 39 pessoas com Covid-19, mais nove do que no domingo. A maioria dos casos está na região Norte, "foco mais ativo" da infeção e que está ligado a um doente proveniente de Itália, país fora da China, onde começou a epidemia, mais afetado.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, mas mais de 62 mil já recuperaram.

A Itália tornou-se no país mais afetado fora da China, com 463 mortos e mais de 7.900 contaminados, estando cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

O novo coronavírus é uma família de vírus que pode provocar infeções respiratórias, como pneumonia.

ER // SR

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.