Covid-19: Doença respiratória grave passa a ser critério para teste

Covid-19: Doença respiratória grave passa a ser critério para teste
| País
Porto Canal com Lusa

A doença respiratória grave passou a ser considerada como critério para despistar a infeção pelo novo coronavírus que causa a doença Covid-19, anunciou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

A doença respiratória grave, como pneumonia, soma-se a outros critérios para testar a presença do novo coronavírus em caso de suspeita, como sintomas (febre, por exemplo), contactos com doentes e área geográfica com contágio ativo.

Em Portugal há 39 pessoas com Covid-19, a maioria na região Norte.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, mas mais de 62 mil já recuperaram.

A Itália tornou-se no país mais afetado fora da China, com 366 mortos e mais de 7.300 contaminados, estando cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

O novo coronavírus é uma família de vírus que pode provocar infeções respiratórias, como pneumonia.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).