Covid-19: Ponte de Lima cancela feiras e suspende atividades municipais

Covid-19: Ponte de Lima cancela feiras e suspende atividades municipais
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, implementou, esta segunda-feira, um plano de contingência que cancela as feiras quinzenais e suspende todas as atividades culturais organizadas e promovidas pelo município este mês.

Em comunicado enviado à imprensa, aquela autarquia (CDS-PP) determina ainda a realização de treinos e competições à porta fechada.

Além de suspender a utilização dos equipamentos desportivos municipais, autorizando "apenas" os "treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados", o município alerta que nesses treinos e competições "não está autorizada a assistência de público".

As feiras quinzenais que deveriam realizar-se nos dias 16 e 30 de março, ao ar livre, no areal junto ao rio Lima foram canceladas, bem a feira de artesanato que deveria realizar-se no dia 22.

O município suspendeu "todas as atividades culturais no teatro Diogo Bernardes, e outras que sejam organizadas e promovidas pela autarquia".

A Câmara de Ponte de Lima adiantou que as "medidas preventivas" foram aprovadas por "unanimidade", seguindo "as orientações emanadas pelo Despacho 2836-A/2020 e as recomendações da Direção Geral da Saúde - DGS devido ao COVID 19, onde é apontada a suspensão de eventos ou iniciativas em locais públicos".

A autarquia refere ainda que aquelas medidas "serão avaliadas de acordo com o desenrolar da situação e de acordo com as orientações emanadas pela DGS e pelo Governo".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 366 mortos e mais de 7.300 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Portugal regista 30 casos confirmados de infeção, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no domingo.

Todos os infetados, 18 homens e 12 mulheres, estão hospitalizados.

A DGS comunicou também que 447 pessoas estão sob vigilância por contactos com infetados.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário no Norte, bem como duas escolas na Amadora e uma em Portimão.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.