Primeiro-ministro checo vai demitir-se na segunda-feira após escândalo de corrupção

| Mundo
Porto Canal / Agências

Praga, 16 jun (Lusa) - O primeiro-ministro da República Checa, Petr Necas, anunciou hoje que vai entregar a demissão na segunda-feira na sequência de um escândalo de corrupção e de abuso de poder que envolve a colaboradora mais próxima.

"Vou demitir-me do meu cargo amanhã [segunda-feira]. Estou consciente da minha responsabilidade política", declarou Necas durante uma conferência de imprensa, em Praga.

O líder do Governo defendeu a manutenção do atual executivo tripartido de centro-direita com um novo primeiro-ministro proposto pelo seu partido, o ODS - Partido Democrático Cívico.

O nome do ministro da Indústria e vice-presidente do ODS, Martin Kuba, foi por várias vezes citado na imprensa checa como seu sucessor.

A oposição de esquerda reclama a realização de eleições antecipadas porque as próximas legislativas só estão previstas para a primavera de 2014.

A diretora do gabinete do primeiro-ministro, Jana Nagyova, foi detida preventivamente no sábado, depois de ter sido acusada de corrupção política e de abuso de poder por ter usado os serviços de informações militares para uma empresa têxtil ilegal da mulher de Petr Necas.

Dois generais e um coronel do serviço de informação militar também estão a ser investigados neste caso.

AG // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.