AJM/FC Porto conquista a Taça de Portugal

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Segundo troféu da época para a AJM/FC Porto. Desta feita é a Taça de Portugal que vem para o Porto, após a vitória "limpa" das azuis e brancas frente ao Clube K. Esta tarde, em Santo Tirso, as portistas venceram a final por esclarecedores 3-0 e levantaram, pelo segundo ano consecutivo, a Taça de voleibol.

A entrada da formação de Rui Moreira foi demolidora e bem cedo a vantagem sobre as açorianas estava dobrada. O primeiro parcial terminou 25-16 logo à segunda bola de set. A partida seguinte foi pautada pelo equilíbrio, sem que nenhuma equipa conseguisse alargar a distância até muito perto do final. Um grande serviço deu ponto direto e estabeleceu o 2-0 no marcador, por 25-18. No terceiro set, as insulares entraram melhor, estiveram por cima com superioridade de cinco bolas, mas uma excelente sequência das tripeiras (12-16 para 18-17) virou o rumo da partida seu favor. 25-21 foi o resultado do derradeiro parcial para gáudio das voleibolistas dos Dragões, que fecharam com chave de ouro uma excelente campanha na competição.

No final do jogo, o treinador da AJM/FC Porto mostrou-se feliz e realizado: "Depois de conquistar mais um troféu, a que nos tínhamos proposto, claro que nós estamos mesmo muito contentes. Quem assistiu a esta competição, nos dois dias, vê que nos fazemos um jogo muito difícil, mas um excelente jogo, ontem e, hoje, apresentamo-nos aqui com algumas atletas que não jogaram ontem, acabaram por não ser opções tão regulares e que hoje fazem aqui um excelente jogo. E isso é o mais importante, eu disse isto na conferência de imprensa, nós procuramos conquistar troféus mas estamos atrás de um processo: criar uma cultura, criar uma forma de jogar, de evoluir as atletas, de desenvolver o nosso projeto e isto é o reflexo daquilo que temos feito nos últimos meses. Fala-se muito de investimentos, da quantidade de atletas, de equipas que são mais candidatas que outras mas a única coisa que eu posso dizer aqui é que, nesta fase final, fomos a equipa com mais portuguesas dentro de campo, com mais portuguesas no plantel e fomos no mesmo pé de igualdade que os outros. Nós treinamos muito, nós trabalhamos muito e estamos no caminho certo. Os nossos resultados têm demonstrado isso, vamos continuar a trabalhar porque, para a semana, temos aí o campeonato."

"Acima de tudo eu acho que nós tivemos uma vantagem tática porque, depois do nosso jogo de ontem, acredito que o adversário estivesse à espera que nós jogássemos com outras atletas. Nós montámos o jogo, não para contrariar isso, mas de acordo com as características que as atletas têm, porque elas treinam todas, todos os dias, para jogar. Muitas vezes são dores de cabeça grandes, mas têm características diferentes que nos ajudam as estarmos mais preparados para uns jogos, com umas atletas, e, às vezes, mais preparados para outros, com outras atletas. Isso foi o grande ponto forte. O jogo começa a desequilibrar-se por esse motivo, claro que depois, no terceiro set, o Clube K faz alterações, obriga-nos a reestruturar a nossa forma de jogar. Tivemos algumas dificuldades no início mas, quando nos recompusemos, passámos para a frente, pusemos a pressão do outro lado e acabamos por vencer", acrescentou Rui Moreira, que terminou com um apelo: "É sempre muito importante termos os adeptos connosco, sentimos que temos mais um jogador dentro de campo. Estamos nos momentos de decisão, esta semana a final four da Taça, para a semana começamos o play-off e nós fazemos sempre o apelo aos adeptos para aparecerem, para nos ajudarem. Eu tenho a certeza que à medida que vamos conquistando títulos, que vamos somando vitórias, também vamos cativando as pessoas a vir ao pavilhão. Acredito que para a semana será melhor e assim sucessivamente".

No próximo domingo (15 de março, 15h00) equipa de voleibol feminino irá disputar a ronda inaugural do play-off do Campeonato Nacional, no pavilhão do AVC Famalicão.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-CLUBE K, 3-0
Taça de Portugal, final
8 de março de 2020
Pavilhão Municipal de Santo Tirso

Árbitros: Susana Rodrigues e Raquel Portela

AJM/FC PORTO: Joana Resende (líbero); Jordane Tolentino, Bárbara Gomes, Beatriz Lourenço Santos, Beatriz Santos, Vanda Pinto, Viviane Isidoro, Juliana Antunes (cap.), Victória Pinto, Tânia Oliveira, Célia Almeida, Carina Moura, Bruna Guedes, Joana Resende e Marlene Pereira
Treinador: Rui Moreira

CLUBE K: Carolina Cabral (líbero); Bruna Paiva, Fabiana Sousa, Matilde Coelho, Luciana Bezerra, Gabriela Martins, Luana Gomes, Kátia Oliveira, Nicole Silva, Inês Melo, Alexandra Machado e Thaynara Nunes
Treinador: Paulo Barreto

Parciais: 25-16; 25-18; 25-21

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.