Covid-19: Centro Hospitalar Lisboa Norte limita visitas aos doentes internados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 mar 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente, limitou o número de visitas aos doentes e suspendeu a presença de alunos ou estagiários nas suas áreas assistenciais, foi hoje anunciado.

Estas medidas fazem parte de um conjunto de orientações que entram hoje em vigor para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus nos seus hospitais, no âmbito do Plano de Contingência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) para a infeção Covid-19.

Assim, o centro hospitalar decidiu que, cada doente, terá no máximo duas visitas por dia, em dois períodos, e só poderá permanecer uma visita de cada vez junto da pessoa internada.

Segundo o CHULN, foram também revogadas todas as autorizações e suspensa a aceitação de novos pedidos de comissões gratuitas de serviço para profissionais do centro hospitalar.

Suspender as visitas clínicas de grupo junto dos doentes internados e a presença de alunos ou estagiários nas áreas assistenciais dos hospitais, em especial no contacto com doentes, são outras medidas tomadas.

Foram também cancelados os eventos formativos, científicos ou de divulgação, nomeadamente com participantes estrangeiros, agendados para estes mês e abril.

Foi também determinada a suspensão da presença de delegados de informação médica, bem como de outros elementos com funções de divulgação ou sensibilização, comercial ou outra, nas instalações dos centro hospitalar e toda a atividade de voluntariado não associado a prestação direta de cuidados de saúde.

Portugal regista 30 casos confirmados de infeção, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no domingo.

Todos os infetados, 18 homens e 12 mulheres, estão hospitalizados.

A DGS comunicou também que 447 pessoas estão sob vigilância por contactos com infetados

HN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados