Espanha multa BES em mais de um milhão de euros por infrações "muito graves"

Espanha multa BES em mais de um milhão de euros por infrações "muito graves"
| Economia
Porto Canal

O Estado espanhol publicou hoje duas multas, no total de 1,1 milhões de euros, aplicadas no ano passado ao Banco Espirito Santo (BES), por infrações "muito graves" da normativa sobre a prevenção de branqueamento de capitais, foi hoje anunciado.

As multas, publicadas hoje no Boletim Oficial de Estado (BOE), correspondem a uma resolução aprovada pela Comissão de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Infrações Monetária.

Trata-se de duas multas, no valor de 150.000 euros e de 960.000 euros, pelo "incumprimento do dever de comunicação da prevenção do branqueamento de capitais e de financiamento de terrorismo".

As multas podem ser objeto de um recurso "potestativo" que tem que ser apresentado num mês contado a partir de terça-feira, um dia depois da publicação das sanções no BOE.

A publicação refere que as multas foram propostas pelo ministro da Economia e Competitividade e aprovadas na reunião do Conselho de Ministros de 3 de maio de 2013.

A informação está assinada por Raquel Cabeza Pérez, secretária da Comissão de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Infrações Monetária.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.