Covid-19: Paris revê em baixa crescimento económico para 0,1% no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 09 mar 2020 (Lusa) - França reviu hoje em baixa a estimativa de crescimento económico, devido à epidemia do novo coronavírus, para 0,1% no primeiro trimestre, menos duas décimas, e para menos de 1% no conjunto do ano.

"O impacto será severo sobre o crescimento francês em 2020, de várias décimas do Produto Interno Bruto (PIB)", indicou na emissora France Inter o ministro da Economia e Finanças francês, Bruno Le Maire, sem precisar o valor.

O Banco de França avançou hoje que a economia francesa vai crescer 0,1% neste primeiro trimestre, menos duas décimas do que o valor antecipado no mês passado.

Para o conjunto do ano, Paris esperava até agora uma expansão de 1,3%.

Le Maire considerou que haverá "um antes e um depois da economia depois do coronavírus" e considerou que o impacto deste até agora aponta para a necessidade de reforçar a soberania económica dos países.

O representante francês sublinhou que a crise é mundial e pediu, por isso, uma resposta "massiva" por parte da União Europeia (UE).

Na reunião de ministros das Finanças, em 16 de março, França proporá "uma série de medidas orçamentais que permitam definir um plano de impulso económico massivo que permita pôr de novo a funcionar a maquinaria económica no dia depois da crise".

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.