Covid-19: Tendas instaladas no Hospital S. João são para avaliar casos suspeitos

Covid-19: Tendas instaladas no Hospital S. João são para avaliar casos suspeitos
| Norte
Porto Canal com Lusa

As tendas do INEM instaladas no Hospital São João, no Porto, destinam-se à avaliação inicial e decisão clínica de casos suspeitos de Covid-19, mas não ao internamento, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade de saúde.

O INEM começou no sábado a instalação de seis das 17 tendas no parque de estacionamento e que deverão estar prontas até ao final da semana, acrescentou a fonte.

A nova estrutura disponibilizará uma área "de cerca de 2.400 metros quadrados, onde se inclui além da estrutura hospitalar, a zona de alojamento da equipa e de suporte e a zona de comando da operação".

Sem se comprometer com datas, a fonte contactada pela Lusa, informou que as tendas "serão ativadas à medida das necessidades" e que "integram o plano de contingência".

"Deverá ficar preparado no início da semana, mas só será ativado quando a procura o justificar", explicou a fonte.

A sua instalação acontece para fazer face ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, já que estão no São João grande parte dos 21 registados no país até sábado.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 de hoje.

A Ásia registou, até às 09:00 de hoje, um total de 89.525 casos (3.162 mortes), Europa contabiliza 9.655 casos (263 mortes), Médio Oriente regista 6.158 casos (149 mortes), Estados Unidos da América e Canadá contabilizam ambos 270 casos (16 mortes), Oceânia 83 casos (três mortes), África 78 casos, América Latina e Caraíbas 66 casos (uma morte).

A avaliação da AFP foi realizada de acordo com dados recolhidos às autoridades de vários países, assim como informação da Organização Mundial de Saúde.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.