Covid-19: El Salvador proíbe entrada de pessoas da Alemanha e França

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 mar 2020 (Lusa) -- O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ordenou a proibição da entrada de pessoas provenientes da Alemanha e de França, numa medida contra a propagação do novo coronavírus, Covid-19, noticia hoje a agência France-Presse (AFP).

"A direção para as migrações tem ordens para proibir a entrada no país a pessoas da Alemanha ou de França", anunciou Bukele, no sábado à noite, na sua conta na rede social Twitter.

Bukele já tinha também proibido a entrada a pessoas que chegassem da China, Coreia do Sul, Itália e Irão.

Os cidadãos salvadorenhos ou funcionários diplomáticos que chegarem da Alemanha ou de França terão que respeitar "uma quarentena de 30 dias" para garantir que não sejam portadores do novo coronavírus, disse o Presidente.

"Os meios de verificação de sintomas e monitorização da saúde de pessoas que chegam de qualquer país que relatou casos de coronavírus também devem ser fortalecidos", acrescentou Bukele.

El Salvador está a redobrar a sua vigilância nas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas para combater a epidemia.

Nayib Bukele ordenou ainda que o Aeroporto Internacional Monsenhor Óscar Arnulfo Romero (sudeste), o principal do país, passe por uma "limpeza completa" diária, como medida preventiva.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou cerca de 3.600 mortos entre mais de 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, cerca de 60 mil recuperaram.

Depois de a China ter colocado 60 milhões de pessoas em quarentena para tentar travar a epidemia, a Itália anunciou uma medida idêntica no norte do país, que pode afetar cerca de 16 milhões de pessoas em cidades como Milão, Veneza ou Parma.

A Itália registou já 233 mortos em quase seis mil pessoas detetadas com o novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Em Portugal, estão confirmados 21 casos de infeção e o Governo anunciou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.

No sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o risco da epidemia em Portugal poderá ser reavaliado nas próximas horas, e levar à adoção de novas medidas excecionais.

MPE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.