Provas realizaram-se na secundária de Viriato em Viseu

Provas realizaram-se na secundária de Viriato em Viseu
| Norte
Porto Canal

Os alunos da escola secundária de Viriato, em Viseu, estão hoje a fazer o exame de Português do 12.º ano, depois de muitos dias de "dúvidas e angústias" que acreditam ter prejudicado a preparação e o estudo.

"Nunca nos deram resposta, se havia ou não exame, e isso prejudicou-me um pouco. Não me sinto preparada a 100 por cento", disse à agência Lusa Mafalda Mendes, admitindo "estar muito nervosa", momentos antes de entrar para a escola.

Apesar de concordar com a luta dos professores, Mafalda considera que os prejudicados são os alunos.

"Se os exames não me correrem bem, poderei ter de ficar cá mais um ano, para subir notas", contou a aluna, que quer entrar no curso de Medicina em Salamanca, Espanha, e que nos próximos dias vai repetir dois exames do 11.º ano para melhorar as notas e tem ainda de fazer o de Matemática.

Mais calma estava a aluna Ângela Silva, que, apesar de, para já, querer tirar um curso profissional de estética, não pretende "fechar as portas" ao ensino superior.

"Vou ter exames hoje, amanhã [terça-feira], sexta-feira e dia 25. Se hoje é adiado, vou ficar com os exames todos juntos", lamentou.

Também Guilherme Carvalho admitiu que o seu estudo foi prejudicado por uma "confusão de que os alunos não têm culpa", entre professores e ministério.

"Eu preparei-me ao máximo para o exame, porque penso que vai haver", disse o estudante que quer seguir Ciências do Desporto.

Convencidos de que o exame se ia mesmo realizar, Marco Almeida, Melissa Mariana e Flávio Lopes aproveitavam para tirar as últimas dúvidas à porta da escola.

"Temos de estar preparados para tudo. Quero deixar já tudo despachado na primeira fase", disse Melissa.

Flávio Lopes também disse querer "acabar já com tudo".

À porta da escola estava o dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro, Francisco Almeida, a entregar panfletos com a inscrição "Sou professor, estou de greve" e a convocar para plenários na quinta-feira, em Viseu e Lamego.

"Há bons sinais. Vários professores entraram, mas disseram que apenas iam tomar café e depois vão fazer uma caminhada na ecopista", explicou.

Os exames acabaram por realizar-se, estando todas as salas a funcionar, de acordo com fonte oficial da escola.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.