Covid-19: Pelo menos 21 pessoas infetadas no navio de cruzeiros "Grand Princess" nos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, Estados Unidos, 06 mar 2020 (Lusa) -- Pelo menos 21 pessoas que estão a bordo do navio de cruzeiros "Grand Princess", retido ao largo da costa da Califórnia, estão contagiadas com o Covid-19, 19 das quais são elementos da tripulação, anunciou hoje o vice-presidente norte-americano.

De acordo com o vice-presidente dos Estados Unidos da América, Mike Pence, citado pela agência Associated Press, o Governo está a trabalhar com as autoridades do estado da Califórnia para encaminhar a embarcação para um porto não comercial durante o fim de semana.

Uma vez no porto, os cerca de 3.500 ocupantes do navio de cruzeiros vão ser testados para a presença do novo coronavírus.

Outro navio cruzeiro da mesma empresa, o "Diamond Princess", ficou em quarentena por duas semanas em Yokohama, no Japão, por causa do vírus e cerca de 700 das 3.700 pessoas a bordo foram infetadas, no que especialistas consideraram ter sido uma falha nos protocolos de saúde pública.

O número de pessoas infetadas pelo Covid-19 em todo o mundo ultrapassou as 100 mil, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP), com dados atualizados às 15:00 de hoje.

Das pessoas infetadas em 91 países, morreram mais de 3.400.

Portugal tem 13 casos confirmados.

A epidemia de Covid-19, detetada em dezembro, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A OMS declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

AFE (AXYG) // ACL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.