Covid-19: Câmara de Montalegre cancelou a celebração da sexta-feira 13 de março

| Norte
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 06 mar 2020 (Lusa) -- A Câmara de Montalegre decidiu hoje cancelar o evento Sexta 13, que se celebraria na próxima semana, como forma de prevenção por causa do surto de Covid-19.

A decisão foi tomada hoje, depois de uma sessão de esclarecimento sobre o novo coronavírus, de um parecer emitido pela Comissão Municipal de Proteção Civil e vem também na sequência do Plano de Medição e Gestão do Risco, elaborado pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso.

Em comunicado, o presidente do município, Orlando Alves, salientou que, com este cancelamento, se está "a prevenir o risco, a proteger a população e a defender a saúde pública".

O autarca pediu ainda a compreensão dos "muitos milhares de aficionados" que se deslocam a Montalegre nas sextas-feiras 13 e referiu que tomou a decisão "contrafeito" e "forçado".

A Sexta 13 ou a "noite das bruxas" atrai milhares de pessoas e é uma grande "força motora" do desenvolvimento de Montalegre, vila do distrito de Vila Real que é também conhecida com a "capital do misticismo".

A "noite das bruxas", que começou a ser celebrada em 2002, tornou-se num dos principais eventos deste município e numa das "maiores festas de rua do país".

Em 2020, volta a assinalar-se uma sexta-feira 13 em novembro.

"Voltaremos em novembro com a mesma força, entusiasmo e determinação caso, como espero, o grave problema com que ora nos confrontamos seja definitivamente debelado", referiu ainda o autarca.

O Covid-19 já infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países, incluindo 13 em Portugal.

A doença provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, foi detetada em dezembro na China.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

PLI//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.