Covid-19: País Basco espanhol regista mais 18 casos nas últimas horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Vitória, Espanha, 06 mar 2020 (Lusa) -- Dezoito novos casos de infeção pelo novo coronavírus foram detetados nas últimas horas no País Basco, aumentando para 45 o número de infetados nesta comunidade autónoma espanhola, anunciou hoje departamento de Saúde regional.

Trata-se do maior aumento verificado na região desde os dois primeiros casos positivos que foram registados em 28 de fevereiro último numa comunidade onde já faleceu uma das cinco vítimas mortais de Espanha.

O País Basco, com uma população de cerca de 3,1 milhões de pessoas (Portugal tem cerca de 10 milhões), tem uma centena de profissionais de saúde de quarentena devido ao surto de coronavírus e é a segunda comunidade espanhola com mais pessoas infetadas, das quais 19 permanecem hospitalizadas, depois de Madrid (com 137).

O departamento basco de Saúde precisou que, dos 45 casos positivos, 33 estão na província de Alava, 10 na de Biscaia e dois na de Guipúscoa.

Segundo a atualização feita hoje ao final da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas, em Madrid, os casos do novo coronavírus subiram 345 no país, um aumento de 82 infetados em relação a quinta-feira ao fim do dia.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou 13 casos de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

FPB // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.