Covid-19: Homem de 87 anos com pneumonia é a quinta vítima mortal em Espanha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Saragoça, Espanha, 06 mar 2020 (Lusa) -- Um homem de 87 anos que deu entrada no domingo com uma pneumonia num hospital de Saragoça é a quinta vítima mortal em Espanha do novo coronavírus, anunciou hoje o departamento de Saúde do Governo regional de Aragão.

Esta é a segunda morte anunciada hoje, depois de esta manhã se ter sabido do falecimento de um homem de 76 anos num lar de terceira idade de Valdemoro, nos arredores de Madrid.

Os casos do novo coronavírus tinham subido para 234 em Espanha na quinta-feira a meio do dia, mas entretanto já foram revelados novos infetados que irão atualizar os números que são revelados diariamente ao fim da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas.

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, assegurou na quinta-feira que o país é "capaz" de conter o vírus e por isso não havia a necessidade de mudar da atual fase de "contenção".

Dos 234 casos anunciados na quinta-feira, mais 41 do que no dia anterior, 12 foram registados na Andaluzia, um em Aragão, cinco nas Astúrias, seis nas Baleares, oito nas Canárias, 10 na Cantábria, 13 em Castela-Mancha, 11 em Castela e Leão, 24 na Catalunha, 19 na Comunidade Valenciana, seis na Estremadura, um na Galiza, 90 em Madrid, três em Navarra, 17 no País Basco e 11 em La Rioja.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou mais de 3.450 mortos e infetou mais de 97 mil pessoas em 85 países, incluindo nove em Portugal.

Além dos 3.042 mortos na China Continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos, Filipinas, Espanha, Reino Unido e Iraque.

FPB // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.