Covid-19: China regista 143 novos casos e mais 30 mortos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 06 mar 2020 (Lusa) - A China anunciou hoje 143 novos casos de infeção e mais 30 mortes devido ao surto de Covid-19, a maioria na província de Hubei, onde o coronavírus foi detetado pela primeira vez em dezembro passado.

Até à meia-noite de sexta-feira (16:00 horas de quinta-feira, em Lisboa), a China continental, que exclui Macau e Hong Kong, somava, no total, 3.042 mortes e 80.552 casos de infeção, mais de 80% do conjunto global, apesar dos surtos recentes em Itália, Irão, Coreia do Sul e Japão.

No total, Hubei registou 2.931 mortos e 67.592 casos confirmados até à data. Várias cidades da província, situada no centro da China, foram colocadas sob quarentena, em janeiro passado, com entradas e saídas bloqueadas.

Nas últimas 24 horas, a China registou 16 casos "importados" do exterior, elevando o total para 36, segundo a Comissão Nacional de Saúde.

A mesma fonte informou que 1.681 pessoas receberam alta, fixando o total de pacientes que superaram a doença em 53.726.

Desde o início do surto, mais de 670.854 pessoas que tiveram contacto próximo com os infetados foram acompanhadas pelas autoridades, entre as quais 29.896 permanecem sob observação.

Nas últimas 24 horas surgiram mais 102 novos casos classificados como suspeitos por terem estado em contacto próximo com os infetados, fixando o total em 482.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.450 mortos e infetou mais de 97 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

JPI // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.