Covid-19: Guiné Equatorial adia fórum sobre petróleo em África de junho para novembro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malabo, 05 mar 2020 (Lusa) - O ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial, Gabriel Obiang Lima, adiou a realização da Exposição e Fórum sobre Investimento no Petróleo Africano, marcado para junho, para novembro de 2020, devido ao novo coronavírus.

Num comunicado hoje divulgado, a organização do Ano de Investimentos da Guiné Equatorial, responsável pela gestão do evento, anunciou que decidiu adiar a Exposição e Fórum sobre Investimento no Petróleo Africano de 01 e 02 de junho de 2020 para 25 e 26 de novembro, realizando-se assim aquando do Fórum Económico de África.

"A decisão integra uma estratégia que vai permitir que a Guiné Equatorial mantenha o ritmo para o seu compromisso com os investidores globais sob o Ano do Investimento, enquanto acomoda as atuais restrições às viagens devido ao coronavírus", refere o comunicado.

"Entendemos que o surto do coronavírus resulta em maiores restrições às viagens. Como tal, vamos continuar as negociações com investidores numa aproximação mais direcionada e manter o número de conferências em Malabo num mínimo", referiu Gabriel Obiang Lima.

O novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, atingiu já sete países africanos - Argélia, Senegal, Egito, Nigéria, Marrocos, Tunísia e África do Sul.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

JYO/MBA //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.