Covid-19: Escola de Lisboa com 200 crianças encerra na sexta-feira por precaução

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 mar 2020 (Lusa) -- O externato Grão Vasco, em Lisboa, vai estar encerrado na sexta-feira, como medida preventiva, depois de a mãe de um aluno ter sido hospitalizada com coronavírus, disse à agência Lusa o diretor do estabelecimento.

Neste estabelecimento de ensino particular, localizado na zona de Benfica, estudam cerca de duas centenas de crianças do pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do externato Grão Vasco, Rogério Cândido, ressalvou que o encerramento "é preventivo" e servirá para desinfetar as instalações.

"Podemos dizer que há um excesso de zelo da nossa parte. Tudo está a ser feito com a máxima tranquilidade e com a total compreensão dos pais", apontou.

O responsável explicou que a decisão de encerrar a escola se deve ao facto de a mãe de um dos alunos ser uma das nove pessoas infetadas com o novo coronavírus, encontrando-se internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

"A mãe nunca esteve em contacto com qualquer aluno, mas o filho, como é natural esteve. Neste momento ele [aluno] e o pai encontram-se em isolamento e estão assintomáticos", adiantou.

Rogério Cândido perspetivou que o externato possa reabrir portas já na segunda-feira.

"Esta interrupção vai servir também para os pais decidirem o9 que será melhor. Agora, repito, está tudo sereno e a ser feito com tranquilidade, reiterou.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

FAC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".