Covid-19: Itália anuncia programa de 7.500 ME com subida de 0,3% no défice

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 05 mar 2020 (Lusa) - O governo italiano anunciou hoje um programa de 7,5 mil milhões de euros para combater a epidemia de Covid-19 e o seu impacto na economia, o que representa um aumento de 0,3% no défice de 2020.

O montante vai servir em primeiro lugar para "aumentar os recursos destinados aos serviços de saúde, à proteção civil, às forças da ordem", explicou o ministro da Economia e Finanças italiano, Roberto Gualtieri, em conferência de imprensa.

O programa também se destina a apoiar "os rendimentos da famílias e a aplicar medidas de apoio social" bem como "medidas de apoio às empresas e aos setores que sofrem o impacto das medidas de contenção da epidemia e seus efeitos diretos e indiretos", acrescentou.

Gualtieri também anunciou "uma medida destinada a apoiar uma moratória nos créditos às empresas por parte do sistema bancário".

"A diferença (em relação ao orçamento de 2020) será de 7,5 mil milhões de euros, em termos de saldo líquido, ou 6,35 mil milhões em termos de dívida", precisou. Isto representa um aumento de 0,3% em relação ao défice de 2,2% inicialmente previsto para este ano.

O governo italiano já enviou uma carta à Comissão Europeia a avisar desta mudança, prometendo, no entanto, assegurar um bom desempenho das finanças públicas italianas.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse que há um diálogo "constante" com a Comissão Europeia, que compreende a situação que a Itália enfrenta. "Não haverá tensão com a UE", salientou.

A epidemia do novo coronavírus, designado Covid-19, surgiu em dezembro na China, o país que regista mais casos de infeção (80.492) e mais mortes (2.984), segundo os últimos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Itália é o segundo país, a seguir à China, com mais casos mortais, 148, e o terceiro, depois da China e da Coreia do Sul, com mais pessoas infetadas, 3.858, de acordo com números oficiais.

EO (MDR) // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.