Covid-19: OPEP vai propor corte da produção de 1,5 milhões de barris por dia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Viena, 05 mar 2020 (Lusa) - A OPEP acordou hoje defender um corte adicional da produção de 1,5 milhões de barris por dia devido ao impacto da epidemia do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Para levar a cabo este corte, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) terá de convencer até à próxima sexta-feira a Rússia, que até agora resistiu a esta decisão.

"Apoiamos um corte de 1,5 milhões", declarou o ministro do Petróleo iraniano, Biyan Namdar Zanganeh aos jornalistas depois de sair da reunião ministerial que começou hoje em Viena.

Os ministros dos 13 membros da OPEP apresentarão esta proposta no encontro de sexta-feira com os outros dez países produtores independentes aliados, liderados pela Rússia.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.