Covid-19: Governo são-tomense proíbe viagens dos funcionários do Estado para países com prevalência alta

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 05 mar 2020 (Lusa) - O Governo são-tomense aprovou uma resolução que proíbe a realização de viagens dos funcionários e dirigentes do Estado aos países onde se verifica uma prevalência alta da epidemia de Covid-19, anunciou hoje em comunicado.

No comunicado lido pelo seu porta-voz, Adelino Lucas, o executivo "aconselha veementemente a população em geral, incluindo cidadãos estrangeiros residentes, para também evitarem deslocações e esses mesmos países".

Os países para onde o Governo são-tomense proíbe as viagens não vêm mencionados no comunicado do Conselho de Ministros, mas em declarações na quarta-feira aos jornalistas, o ministro da saúde, Edgar Neves, mencionou países como a China, Coreia do Sul, Irão, Itália, Nigéria, Argélia e Senegal.

A resolução aprovada no conselho de ministros realizado na quarta-feira orienta para "um controlo mais apertado aos passageiros que entram no território nacional, ao abrigo do Plano de Contingência Nacional, não descartando a possibilidade de isolamento ou quarentena em caso de alerta".

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo oito em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

MYB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.