Covid-19: Bósnia regista os primeiros dois casos de contaminação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sarajevo, 05 mar 2020 (Lusa) - A Bósnia-Herzegovina registou os seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, um homem que esteve a trabalhar em Itália e o seu filho, anunciaram hoje as autoridades.

"Registámos o primeiro caso de coronavírus na Republika Srpska", disse o ministro da Saúde dessa entidade sérvia da Bósnia, Alen Seranic, em conferência de imprensa.

Este é também o primeiro caso de contaminação em todo o território da Bósnia.

"Trata-se de um homem de meia idade que trabalhou em Itália e regressou no fim de fevereiro. Vive em Banja Luka" (noroeste), disse Alen Seranic.

O doente está em isolamento num hospital de Banja Luka. "O seu estado de saúde é bom, não tem dificuldades e sente-se bem", acrescentou o ministro.

Após confirmarem a contaminação do homem, as autoridades fizeram exames aos membros da família e confirmaram que uma criança também tinha o vírus, pelo que é o segundo caso de contaminação.

A Bósnia é assim o terceiro país dos Balcãs afetado pelo surto de Covid-19 após a Croácia, que regista dez infetados, e a Macedónia do Norte, com um caso.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

Portugal tem oito casos confirmados e os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

A Itália, o país mais afetado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.