Covid-19: Jerónimo de Sousa contra revisão constitucional

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 mar 2020 (Lusa) -- O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recusou hoje, no parlamento, uma revisão constitucional, como propôs o Chega, por que a Constituição e a lei já preveem as medidas para proteger os portugueses do surto de Covid-19.

"Entendemos que temos Constituição e lei que chegue para tomar as medidas necessárias para proteger os portugueses", afirmou Jerónimo de Sousa no debate quinzenal, com o primeiro-ministro, na Assembleia da República, em Lisboa, centrado na questão.

Na resposta a Jerónimo, Costa concordou genericamente com o líder comunista, contra a ideia avançada por André Ventura, que anunciou hoje que irá propor a abertura da revisão constitucional para permitir o internamento compulsivo.

Esse "internamento compulsivo" está coberto quer pela lei de bases da saúde quer da lei pública e as autoridades adotarão "quando tal se justifique".

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.