Nova plataforma em Londres visa dar notoriedade a micro-empresas tecnológicas portuguesas

| Economia
Porto Canal / Agências

Londres, 15 jun (Lusa) - Portugal ainda não tem uma TechCity como Londres, mas surgem cada vez mais micro-empresas ligadas à tecnologia, garantem três portugueses radicados na capital britânica que criaram uma plataforma para acompanhar o progresso e dar maior notoriedade aos projetos.

Lançada oficialmente em setembro de 2012, a o site (www.novaweb.pt) pretende reunir informação sobre startups portuguesas e eventos relacionados com o objetivo de dar notoriedade, a nível nacional e internacional, a estes projetos.

Atualmente já possui registadas cerca de uma centena destas micro-empresas e recentemente abriu uma nova área: um directório de oportunidades de emprego em "start-ups" porque, explica João Daniel Araújo, analista na Google, "há dificuldade em encontrar pessoas com certas capacidades".

O panorama português na economia digital, diz, está a evoluir positivamente, com mais projetos a aparecerem, situação para a qual apontou várias razões, entre as quais a fuga ao desemprego de alguns técnicos qualificados que criam as próprias empresas e o cada vez maior espírito de empreendedorismo dos recém-licenciados.

"Muitas start-ups já são empresas e as pessoas olham para elas como um futuro. Muitas start-ups já estão viradas para o exterior e a pensar no mercado global e vão ter sucesso; outras vão falhar, aprender e melhorar", afirmou à agência Lusa.

Porém, o crescimento desta indústria estará a ser travado pela "falta de comunicação entre incubadoras nacionais", às vezes localizadas em cidades diferentes do país.

Francisco Lé, outro dos fundadores, atualmente a trabalhar numa imobiliária, considera ser importante concentrar toda esta informação porque, apesar de ter projetos bem sucedidos, a qualidade de Portugal "ainda não é reconhecida como, por exemplo, a de Israel".

A criação deste projeto em Londres explica-se por os dois, juntamente com Pedro Araújo, residirem em Londres, onde nos últimos anos se desenvolveu a TechCity, um aglomerado [cluster] de empresas ligadas à chamada "economia digital".

"Estamos dentro da bolha, existem milhares de eventos a acontecer e isso pode dar-nos uma sensibilidade diferente para antecipar casos de sucesso", admite Francisco.

BM // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.