Info

Racismo: Forças de segurança identificaram 18 situações nesta época desportiva

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 mar 2020 (Lusa) -- As forças de segurança identificaram na atual época desportiva 18 situações associadas a fenómenos de racismo nas várias divisões de futebol e em outras modalidades , revelou hoje o ministro da Administração Interna.  

"Só nesta temporada desportiva os dados atualizados apontam que as forças de segurança recensearam 18 situações identificadas associadas a fenómenos de racismo nas várias divisões de futebol, quer em outras modalidades", disse Eduardo Cabrita.

O ministro falava aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição pedida pelo PCP após as recentes manifestações de racismo em recinto desportivo, nomeadamente os insultos racistas de que foi alvo o jogador Moussa Marega no jogo de futebol entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto.

Eduardo Cabrita sustentou que a orientação dada às forças de segurança passa por uma "intervenção relativamente a este tipo de fenómenos", que não os devem tolerar, não só apenas na primeira liga de futebol, mas também em outras modalidades.  

Nesse sentido, destacou que na época desportiva 2015/2016 as forças de segurança registaram 2.825 incidentes, que passaram para 4.354 na temporada 2018/2019.

O ministro disse também que, desde setembro de 2019, quando entrou em vigor a nova lei em matéria de violência no desporto, se registaram 112 decisões de impedimento de adeptos de frequentarem recintos desportivos, um número superior a todos os anos anteriores.

"Esta não é uma responsabilidade exclusiva do Governo, é uma responsabilidade também das entidades do setor, é da liga de clubes, dos clubes", precisou.

CMP/JYGO // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Famalicão recebe FC Porto no regresso da Primeira Liga e espera encontro complicado

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, diz que as ausências de Alex Telles e Iván Marcano no FC porto não tornam o jogo mais fácil.

Covid-19: PSP vai controlar recintos desportivos para evitar ajuntamento de adeptos

A PSP prepara as operações de segurança para os últimos 90 jogos da Primeira Liga. Haverá atenção redobrada aos ajuntamentos de adeptos.

Covid-19: Desportivo das Aves revela um caso positivo no terceiro rastreio

O jogador do Desportivo das Aves que tinha apresentado um resultado inconclusivo à covid-19 na semana passada testou positivo na terceira ronda de despistagem, anunciou esta segunda-feira o último classificado da I Liga de futebol.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.