Número de casais com ambos os cônjuges desempregados sobe 0,3% em Fevereiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O número de casais com ambos os cônjuges desempregados subiu 0,3% em fevereiro, face a igual período de 2013, para 13.231, mas recuou 0,1% em relação a janeiro, de acordo com dados do IEFP hoje divulgados.

De acordo com os dados recolhidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de fevereiro havia mais 44 casais do que um ano antes a garantirem a sua sobrevivência com as prestações sociais de desemprego pagas pelo Estado, mas menos 19 face a janeiro.

Em janeiro, o número de casais nesta situação fixou-se em 13.250, o que representava um aumento de 2% em termos homólogos.

No final de fevereiro, estava registados nos centros de emprego do continente 664.713 desempregados, dos quais 48% eram casados ou viviam em situação de união facto, totalizando 317.107.

O desemprego registado nos centros do continente caiu 5,3% em fevereiro, face a igual período de 2013, e 0,7% face a janeiro.

"Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a fevereiro de 2013 atingiu 8,2% (-28.299 desempregados), enquanto a variação faace a janeiro de 2014 situação em -1,1% (-3.465)", refere o IEFP na informação mensal sobre estado civil do desemprego e condição laboral do cônjuge.

Do total de desempregados casados ou em união de facto, 26.462 (8,3%) "têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no centro de emprego", acrescenta a mesma fonte.

ALU/(ICO)// CC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.