RSI cortado de forma indevida por filhos receberem pensão de alimentos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 abr (Lusa) -- O Observatório dos Direitos Humanos concluiu que a Segurança Social cortou indevidamente o Rendimento Social de Inserção (RSI) no caso de uma mulher cujos filhos menores começaram a receber pensão de alimentos do pai.

Segundo um relatório do Observatório, a que a agência Lusa teve acesso, a mulher, vítima de violência doméstica, começou a receber o RSI em fevereiro do ano passado e, em abril, foi decidido judicialmente a atribuição de alimentos aos filhos menores, no montante de 130 euros cada.

Em agosto, recebeu uma notificação da Segurança Social indicando que cessava o RSI por "ter-se verificado que os rendimentos do conjunto do agregado familiar (...) passaram a ser superiores ao valor do RSI".

Depois de analisar a queixa feita em outubro do ano passado, o Observatório dos Direitos Humanos concluiu agora que a Segurança Social cortou o RSI com fundamento inconstitucional.

De acordo com o Observatório, não é possível considerar que a pensão de alimentos recebida pelos filhos menores seja um rendimento da queixosa e nem sequer do seu agregado familiar, mas sim apenas dos seus filhos.

O RSI "é uma prestação que visa garantir situações em que nenhum outro apoio é prestado ou é suficiente", refere o Observatório, adiantando que a decisão de suspender o subsídio constituiu uma violação do direito à segurança social.

"Deve afirmar-se a inconstitucionalidade da norma que sustenta a decisão de cessação da prestação do RSI à queixosa, por se amparar numa visão de conjunto que prejudica a intrínseca subjetividade do direito fundamental à segurança social, à revelia do Estado de Direito Social", conclui o relatório do Observatório.

O Observatório dos Direitos Humanos pretende contribuir para a denúncia das violações dos direitos fundamentais em Portugal, bem como para a proteção e promoção dos direitos humanos.

ARP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).