Águas de Coimbra paga quatro milhões de metros cúbicos de água que não consome

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 22 mar (Lusa) - O presidente da Águas de Coimbra revelou hoje que aquela empresa municipal paga 17 milhões de metros cúbicos de água à Aguas do Mondego devido ao contrato de fornecimento celebrado em 2004 e que consome apenas 13 milhões.

A diferença de quatro milhões de metros cúbicos entre o pago e o consumido representa "dois milhões de euros que a Águas de Coimbra paga em troco de nada", criticou Pedro Coimbra, presidente do conselho de administração da empresa municipal.

O responsável da Águas de Coimbra afirmou à agência Lusa que estão a ser "estudadas todas as soluções" em relação ao contrato assinado entre as duas entidades, que termina em 2039.

"O contrato é lesivo para o cidadão", disse Pedro Coimbra, salientando que mesmo a quantidade de água consumida "tende a descer", por a empresa municipal estar "a apostar na eficácia e a combater as perdas de água".

A Águas de Coimbra apenas "vende 10 milhões de metros cúbicos, sendo os restantes três milhões estimados para perdas e doações", esclareceu, acrescentando que, em 2015, está previsto no contrato um aumento de cerca de 61 mil metros cúbicos a pagar pela empresa municipal à Águas do Mondego.

Esse aumento traduz-se em mais 30 mil euros que a empresa municipal tem de pagar à Águas do Mondego.

Pedro Coimbra recordou ainda que a totalidade dos investimentos em falta por parte da Águas do Mondego no concelho de Coimbra está estimada em cerca de 13 milhões de euros.

"A não realização dos investimentos já acarretou um prejuízo de cerca de três milhões de euros para a Águas de Coimbra", referiu.

A empresa Águas de Coimbra registou um aumento de consumo de água em janeiro e fevereiro de 2014, relativamente ao período homólogo, considerando Pedro Coimbra que tal se deve "à qualidade do serviço prestado".

Pedro Coimbra disse ainda à Lusa que a Águas de Coimbra irá investir 6,4 milhões de euros em 2014 na "melhoria da eficiência das infraestruturas da rede de abastecimento de água" e na "continuação do investimento em novas infraestruturas" para o alargamento da rede de saneamento, que abrange cerca de 96% do concelho.

Os investimentos no saneamento serão feitos em Almalaguês e na Pedrulha.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).