Autarca de Aveiro diz que escolas fecharam bem, mas reforma judiciária é "absurda"

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 22 mar (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, que agrega 11 dos 19 municípios do distrito de Aveiro, considera que foi positivo o encerramento de escolas, mas "absurda" a reorganização judiciária.

Olhando para os serviços do Estado que já foram encerrados no distrito, Ribau Esteves (PSD), que falava a propósito de um levantamento efetuado pela agência Lusa aos serviços públicos fechados ou reduzidos desde 2000, elogia a reforma da rede escolar, embora admita que "muitas das crianças passaram a ter de fazer distâncias mais longas" para ir para a escola, "com mais despesa" para os pais e para as autarquias.

"O maior contribuinte desses números foram as escolas e a maior parte dessas escolas foram bem encerradas porque não tinham dimensão. Não queremos os nossos filhos a estudar em escolas de uma turma com quatro anos de escolaridade, com qualidade de ensino e de sociabilidade muito frágeis".

Já quanto à reforma do mapa judiciário, o autarca não poupa críticas: "optou-se por uma reorganização absurda do mapa judiciário com base distrital, em vez de seguir o caminho que este Governo e o anterior vinham seguindo de justapor a organização do Estado às NUT".

Algumas das reduções "têm a ver com opções de gestão do Estado que afastaram serviços da administração", como é o caso do encerramento dos tribunais, que no distrito de Aveiro tem como exemplo o Tribunal de Sever do Vouga.

"Um ato falhado, completamente errado em termos políticos e inconsequente, em termos financeiros" é como Ribau Esteves adjetiva a agregação de freguesias, outro dos indicadores significativos no distrito onde desapareceram 52 destas autarquias.

O autarca faz um elogio ao ministro Poiares Maduro, por querer envolver os municípios na reorganização de serviços que o Governo quer prosseguir, dizendo ser "uma opção óbvia e inteligente, para que seja possível diminuir o custo da administração, mas aumentar a qualidade, mantendo a proximidade aos cidadãos".

Encerrar serviços, por si só, não é negativo para Ribau Esteves, desde que, a par da redução de custos, "sejam encontradas soluções de partilha de recursos e se usem as juntas de freguesia, com uma rede muito fina de balcões de atendimento digital assistido".

No horizonte está o possível encerramento de repartições de Finanças, que no distrito poderá vir a atingir novamente Sever do Vouga, mas também Albergaria-a-Velha e a Murtosa e sobre o qual Ribau Esteves ainda não tem opinião formada.

"Já tive reuniões enquanto dirigente da Associação Nacional de Municípios Portugueses com o ministro Poiares Maduro, com a ministra das Finanças e com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e falta a proposta vir para cima da mesa. O Governo já nos deu notícia de que quer o envolvimento dos municípios nessa reforma, mas falta conhecer o pormenor", adianta.

Ribau Esteves conclui que "o Estado tem de custar menos dinheiro a todos", mas a reforma dos serviços deve "ter ganhos de qualidade e manter a proximidade aos cidadãos".

Na última década e de acordo com informações de organismos oficiais fornecidos à Lusa encerraram no distrito de Aveiro quase meia centena de estabelecimentos públicos e estão previstos encerrar mais seis. Mais de metade foram escolas, que deram lugar à concentração em 60 novos centros escolares, estando mais três em construção.

MSO // ZO

Lusa / Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.