Câmara de Valongo classifica de "inócuas" medidas para manutenção de aterro

Câmara de Valongo classifica de "inócuas" medidas para manutenção de aterro
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Valongo classificou, esta sexra-feira, de "inócuas face à gravidade e urgência da situação" as medidas de mitigação dos efeitos do aterro em Sobrado propostas pela Comissão de Acompanhamento (CA) que levaram à manutenção da atividade da Recivalongo.

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia do distrito do Porto reagiu à avaliação final das medidas determinadas pela CA, mantendo ser "ilegal" a atividade da Recivalongo, a quem acusa de "receber mais de 420 resíduos diferentes, incluindo resíduos orgânicos e resíduos com amianto".

A CA concluiu hoje, após a quarta reunião, estarem em cumprimento as três medidas determinadas a 18 de dezembro de 2019 que permitirão à Recivalongo manter-se em atividade.

A primeira delas, segundo a CCDR-N, foi "a redução ao mínimo da frente de trabalho de deposição dos resíduos, bem como a obrigação da cobertura diária da totalidade dos resíduos depositados, através da aplicação de camadas de terras com 15 a 25 centímetros de altura, conforme previsto no Manual de Exploração do Aterro".

Seguiu-se "a cobertura, por telas provisórias, da área da atual célula de deposição de resíduos, tendo por objetivo reduzir ao mínimo a área exposta à formação de lixiviado e a área presumível na geração e libertação de odores", completando com o "finalizar da cobertura dos tanques da Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, por forma a mitigar um dos possíveis focos de odores".

Para além destas ações, lê-se ainda no comunicado, "foram adotadas outras medidas consideradas necessárias pelos elementos da CA, no decurso das reuniões intercalares, como o "desencadeamento de novo procedimento de licenciamento do depósito de combustível junto da Câmara de Valongo, estando atualmente em tramitação processual, em virtude de anteriores indeferimentos".

Em resposta a isto, a câmara sublinha que a sua posição "não se alterou nas reuniões da CA", considerando que "todas as medidas de mitigação do problema propostas pela comissão revelam-se inócuas face à gravidade e urgência da situação".

Lembrando os esforços para, primeiro, a inclusão na CA de representantes da associação ambientalista Jornada Principal, que desde 2019 tem vindo a denunciar o "crime ambiental" provocado pelo aterro, a câmara lamentou a também não aceitação, posterior e indicada pela associação, do engenheiro Diogo Pastor e do professor académico António Guerner, como especialistas na área ambiental.

No comunicado assinado pelo presidente José Manuel Ribeiro, a câmara mantém a posição de que a CA "deve recomendar o cancelamento das licenças de exploração e ambiental, indevidamente prolongadas no final de 2018, apesar da contestação fundamentada da parte do município".

A CA foi constituída em dezembro de 2109 e integra elementos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Regional de Saúde do Norte e Câmara de Valongo, enquanto entidades da administração com atribuições no licenciamento da Recivalongo e demais instalações similares, tendo em vista responder às preocupações das populações e da autarquia.

Instalada em Sobrado desde 2007 para tratar resíduos de indústria, a Recivalongo começou a ser em 2019 acusada de "crime ambiental" pela população e autarquia de Valongo após ter sido detetado que a empresa detinha "mais de 420 licenças para tratar todo o tipo de resíduos".

Desde então, as queixas de "cheiro nauseabundo do ar" e a "poluição da ribeira de Vilar devido a descargas de lixiviado" têm sido recorrentes entre a população, originando o nascimento da Associação Jornada Principal, principal dinamizadora dos protestos.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.