Cumprimento de obrigações mantém atividade de aterro em Valongo

Cumprimento de obrigações mantém atividade de aterro em Valongo
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão de Acompanhamento (CA) ao funcionamento do aterro em Sobrado (Valongo) concluiu, esta sexta-feira, após a quarta reunião, estarem em cumprimento as três medidas determinadas a 18 de dezembro de 2019 que permitirão à Recivalongo manter-se em atividade.

Questionada de manhã pela Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) respondeu ao final da tarde em comunicado, confirmando que a reunião "incluiu uma visita às instalações da empresa" que "permitiu comprovar o cumprimento das três medidas determinadas no passado dia 18 de dezembro de 2019".

A primeira delas, segundo a CCDR-N, foi "a redução ao mínimo da frente de trabalho de deposição dos resíduos, bem como a obrigação da cobertura diária da totalidade dos resíduos depositados, através da aplicação de camadas de terras com 15 a 25 centímetros de altura, conforme previsto no Manual de Exploração do Aterro".

Seguiu-se "a cobertura, por telas provisórias, da área da atual célula de deposição de resíduos, tendo por objetivo reduzir ao mínimo a área exposta à formação de lixiviado e a área presumível na geração e libertação de odores", completando com o "finalizar da cobertura dos tanques da Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, por forma a mitigar um dos possíveis focos de odores".

Para além destas ações, lê-se ainda no comunicado, "foram adotadas outras medidas consideradas necessárias pelos elementos da CA, no decurso das reuniões intercalares, como o "desencadeamento de novo procedimento de licenciamento do depósito de combustível junto da Câmara de Valongo, estando atualmente em tramitação processual, em virtude de anteriores indeferimentos".

Para além disso, prossegue o documento, houve um "ajustamento no modo de descarga da rede de recirculação do lixiviado por forma a que a saída não se processe em cascata, com o objetivo da diminuição de odores" bem como foi aplicado "geotêxtil na cobertura dos pneus que protegem os taludes como medida preventiva ao aparecimento de insetos nas bolsas de água" e decidida a "instalação de um queimador de biogás e respetiva rede de drenagem, a concretizar até meados de julho de 2020".

Nesta reunião, divulgou a CCDR-N foi, também, apresentado pela empresa que gere o aterro o segundo Relatório Trimestral do "Levantamento da Comunidade de Insetos na Envolvente à Recivalongo "", realizado pela empresa Biota -- Estudos e Divulgação em Ambiente, Lda, e que será objeto de oportuna apreciação, em particular pela Administração Regional Saúde do Norte.

Mais informa a comunicação ter sido "iniciada a instalação pela Recivalongo de uma Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas com Osmose Inversa de três fases".

Da parte da CA foi ainda transmitido à empresa "a necessidade de apresentação de um Plano de Adaptação e respetiva calendarização, tendo em vista o cumprimento das condições definidas a nível nacional para a deposição de resíduos de construção e demolição contendo amianto".

A CA foi constituída em dezembro de 2109 e integra elementos da CCDR-N, da Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Regional de Saúde do Norte e Câmara de Valongo, enquanto entidades da administração com atribuições no licenciamento da Recivalongo e demais instalações similares, tendo em vista responder às preocupações das populações e da autarquia.

Instalada em Sobrado desde 2007 para tratar resíduos de indústria, a Recivalongo começou a ser em 2019 acusada de "crime ambiental" pela população e autarquia de Valongo após ter sido detetado que a empresa detinha "mais de 420 licenças para tratar todo o tipo de resíduos".

Desde então, as queixas de "cheiro nauseabundo do ar" e a "poluição da ribeira de Vilar devido a descargas de lixiviado" têm sido recorrentes entre a população, originando o nascimento da Associação Jornada Principal, principal dinamizadora dos protestos.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.