Estado encaixou 276 ME com certificados de aforro e tesouro em Fevereiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mar (Lusa) - O Estado arrecadou 276 milhões de euros em certificados de aforro e do tesouro, em fevereiro, segundo o boletim mensal do IGCP, a agência que gere a dívida pública, hoje divulgado.

De acordo com o IGCP, em fevereiro, foram emitidos certificados de aforro no valor de 161 milhões de euros, tendo sido amortizados 52 milhões de euros. Quanto aos certificados do tesouro, foram emitidos 168 milhões de euros e amortizado um milhão.

Ao todo, o Estado arrecadou, em fevereiro, 109 milhões de euros em certificados de aforro e 167 milhões de euros em certificados do tesouro, totalizando um encaixe de 276 milhões.

No final de fevereiro, o Estado detinha 12.755 milhões de euros nestes dois instrumentos de poupança, mais 597 milhões de euros do que no final de 2013.

O Governo tem vindo a tentar captar a poupança das famílias para a dívida pública. Depois de, em agosto de 2012, ter alterado as condições de remuneração dos certificados de aforro, no final de outubro de 2013 lançou os Certificados do Tesouro Poupança Mais, cujas subscrições têm feito aumentar o saldo dos certificados do tesouro.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.