Cervejaria Galiza no Porto entra em processo de insolvência “controlada”

Cervejaria Galiza no Porto entra em processo de insolvência “controlada”
| Norte
Porto Canal com lusa.pt

A Cervejaria Galiza, estabelecimento da cidade do Porto que desde novembro está a ser gerido pelos funcionários, vai entrar em insolvência, um processo que será “controlado” de forma a manter o espaço aberto, indicaram hoje representantes dos trabalhadores.

“Não há fumo branco, mas pelo menos hoje tentou-se pôr um ponto final a esta situação. Nós também já estamos a ficar cansados, mas alguns, a maior parte, aliás, dos trabalhadores, gosta da Galiza como uma casa e vê a Galiza como uma referência na cidade do Porto, portanto não a queremos ver fechada. A insolvência controlada assegura todos os direitos dos trabalhadores”, disse António Ferreira, da Comissão de Trabalhadores da Cervejaria Galiza.

António Ferreira, que é empregado de mesa naquela cervejaria há 33 anos, falava à agência Lusa à porta das instalações da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), no Porto, depois de uma reunião que durou mais de duas horas e que juntou os donos da Galiza, representantes dos trabalhadores e o Sindicato de Hotelaria do Norte.

“Saio mais tranquilo. Pelo menos houve um entendimento e ficou sublinhada a vontade de manter a Galiza aberta, mas pondo fim a este sacrifício que estamos todos a fazer”, concluiu o representante da Comissão de Trabalhadores da Cervejaria Galiza.

A reunião realizou-se hoje depois de dois adiamentos – esteve agendada para dia 07 e para sexta-feira passada, mas não chegou a realizar-se – estando em cima da mesa a discussão do futuro da Cervejaria Galiza que desde novembro é gerida por 31 trabalhadores que, de dia e de noite, de forma alternada, se mantêm nas instalações, depois de se terem apercebido de uma tentativa da retirada do equipamento pelos proprietários do estabelecimento.

Também em declarações à Lusa, Nuno Coelho, Sindicato de Hotelaria do Norte, explicou que requerer a insolvência controlada significa que “o estabelecimento mantém-se aberto, os postos de trabalho são mantidos”.

“E quem pegar na Galiza faz um leilão cujo dinheiro passa para a massa falida e o investidor assegura os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores. Finalmente hoje houve um princípio de conclusão para este processo. Era muito mau fechar, tendo em conta que é um espaço com viabilidade e com dezenas de trabalhadores. Não há interesse em fechar a Galiza”, referiu Nuno Coelho.

Questionados sobre se conhecem a existência de investidores para a Cervejaria Galiza, António Ferreira disse ter-lhe sido explicado que “os investidores que há apresentam propostas que do ponto de vista da gerência não são viáveis”.

Já Nuno Coelho referiu que a informação sobre essa matéria é “sempre muito opaca”.

O representante do Sindicato de Hotelaria do Norte tinha afirmado, à Lusa, na sexta-feira, quando a reunião na DGERT foi adiada para esta manhã, que, apesar de “não ter provas concretas”, acreditava que o motivo dos adiamentos está relacionado com “o reaparecimento de um investidor oculto”.

“Ainda não sabemos quem é o investidor, mas sabemos que tinha estado a tomar conta da Cervejaria Galiza aquando do fecho, que desapareceu e voltou a aparecer. Pensamos que poderá estar relacionado e receamos que seja esse um dos motivos destes adiamentos", apontou.

Esta manhã, Nuno Coelho disse não ter ficado esclarecido sobre esta matéria e revelou que haverá uma nova reunião na DGERT a 16 de março.

Fundada a 29 de julho de 1972, a Cervejaria Galiza é detida pela empresa Atividades Hoteleiras da Galiza Portuense, sendo uma das referências do Porto no setor da restauração.

Reaberta a 12 de novembro depois de uma tentativa frustrada dos donos de a fechar compulsivamente, a cervejaria está a funcionar e tem os salários e outras contas, como a renda, água, luz, gás e seguros em dia, tendo os trabalhadores libertado ainda verbas para a gerência pagar outras despesas como Segurança Social, IRS e IVA.

A tentativa de resolver as dificuldades financeiras passou pelo recurso a um PER, aceite pelo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.