FC Porto reencontra Sevilha tal como na rota do triunfo na Liga Europa em 2011

FC Porto reencontra Sevilha tal como na rota do triunfo na Liga Europa em 2011
| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto vai voltar a defrontar o Sevilha, nos quartos de final da Liga Europa de futebol, tal como ocorreu no percurso para o título "azul e branco" na competição de 2010/11, então nos 16 avos de final.

Nesse duelo, os "dragões", então orientados por André Villas-Boas, asseguraram a passagem aos "oitavos" ao vencer no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, por 2-1, com golos de Rolando e do colombiano Fredy Guarín, inutilizando o triunfo andaluz, por 1-0, no Estádio do Dragão, selado pelo ex-portista Luís Fabiano.

O Sevilha, atual sétimo classificado da Liga espanhola, já defrontou sete equipas portuguesas, incluindo o Estoril-Praia na presente temporada, na fase de grupos, na qual venceu os "canarinhos" no Estádio António Coimbra da Mota por 2-1 e empatou em casa 1-1.

O FC Porto junta-se ao Sporting de Braga entre os adversários portugueses "repetentes" do Sevilha, que perdeu nos últimos dois embates a eliminar com equipas lusas, precisamente diante de "dragões" e bracarenses, tal como tinha ocorrido na época 1983/84, quando "caíram" frente ao Sporting, fruto de uma derrota em Alvalade por 3-2 e um empate caseiro 1-1.

O Sporting de Braga, que tinha perdido em Sevilha por 2-0, na fase de grupos da edição de 2006/07 da Taça UEFA, "vingou" esse desaire afastando a equipa andaluz no "play-off" da Liga dos Campeões de 2010/11, vencendo no AXA por 1-0 e em Espanha por 4-3, com um "hat-trick" do agora avançado do Benfica Lima.

Nos restantes embates frente a equipas lusas, o Sevilha levou sempre vantagem, ao vencer o Vitória de Guimarães por 3-1 na fase de grupos da Taça UEFA de 2005/06, ao eliminar com dois triunfos (2-0 e 2-1) o Nacional na primeira eliminatória da segunda competição europeia de clubes de 2004/05 e na longínqua temporada de 1957/58 diante do Benfica, afastando os "encarnados" na primeira ronda da Taça dos Campeões, com um "nulo" em Lisboa depois da vitória caseira por 3-1.

Sob as ordens do técnico Unai Emery alinham três portugueses, o guarda-redes Beto, que já jogou no FC Porto, o antigo "capitão" do Sporting Daniel Carriço e o defesa Diogo Figueiras, num plantel em que se destacam o médio croata Ivan Rakitic e o avançado francês Kevin Gameiro, assim como o ex-benfiquista Jose Antonio Reyes.

Até aos "quartos" da Liga Europa, o Sevilha apenas perdeu um jogo, na receção ao "rival" Betis, por 2-0, na primeira mão dos oitavos de final, tendo superado os montenegrinos do Mladost Podgorica, na terceira pré-eliminatória, os polacos do Slask Wroclaw, nos "play-offs", impondo-se no Grupo H, frente a, além do Estoril-Praia, Friburgo e Slovan Liberec, antes de eliminar o Maribor, com um empate 2-2 na Eslovénia e um triunfo em casa por 2-1.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.