Dirigente da Federação das Associações Juvenis defende maior envolvimento dos jovens

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 21 mar (Lusa) - O presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Júlio Oliveira, desafiou hoje os jovens a empenharem-se no processo de construção do futuro das cidades e do país, apesar das condições "mais adversas" com que se confrontam.

"Os jovens são fundamentais nesse processo de construção, independentemente das condições mais adversas que possam existir para a concretização dos seus projetos pessoais e profissionais. Têm o direito de poder exercer a sua cidadania plena e o associativismo juvenil acaba por ser um dos palcos para esse exercício", defendeu o dirigente da FNAJ.

Júlio Oliveira falava na abertura do seminário "Qualificar para Inovar - Que desafios para o Associativismo Juvenil no Porto?", organizado pela autarquia, com o objetivo de recolher contributos para a elaboração do Plano Municipal de Juventude Versão 3.0, documento estratégico que define as orientações e diretrizes municipais na área das políticas locais de juventude.

Com este encontro, "pretendemos promover uma reflexão sobre os atuais desafios com que os jovens em geral e os dirigentes em particular se têm vindo a confrontar nos últimos tempos", referiu o presidente da autarquia, Rui Moreira, que presidiu à abertura dos trabalhos.

"Esta auscultação, envolvendo a participação dos jovens, irá permitir identificar quais as necessidades ou eixos prioritários de intervenção e desenvolver uma verdadeira estratégia de juventude para a cidade, de forma participada, integrada, transversal e não discriminatória", sublinhou.

Por outro lado, acrescentou o autarca, "envolvendo a participação das diversas entidades presentes pretendemos incentivar a participação dos jovens nas ações e programas para a juventude quer ao nível local ou distrital quer ao nível nacional e comunitário".

Rui Moreira considerou que os dirigentes associativos assumem no meio juvenil um papel fundamental de suporte e apoio à difusão dos programas dirigidos aos jovens.

Assim, frisou, "queremos, por um lado, dar a conhecer os vários programas com especial interesse para os jovens e, por outro lado, capacitar os dirigentes com ferramentas úteis para a elaboração de documentos indispensáveis para o exercício da sua atividade fundamentais para a elaboração de candidaturas a programas de âmbito local e também nacional".

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).