Polícia angolana diz que uso da força em manifestações "resulta da desobediência dos cidadãos"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 21 fev 2020 (Lusa) - A polícia angolana disse hoje que o uso da força em manifestações "muitas vezes resulta de desobediência dos cidadãos", afirmando que a polícia é chamada para "garantir o livre exercício de reunião ou interditar manifestações violentas".

"Em primeiro lugar a polícia é chamada para garantir o livre exercício de reunião e/ou de manifestação, em segundo lugar a polícia pode ser chamada para interditar aquelas manifestações que violem a lei sobre reunião e manifestações", respondeu hoje à Lusa o diretor do gabinete de Estudos, Informação e Análise do Comando Geral da Polícia angolana, José Carlos da Piedade.

Segundo o comissário da polícia angolana, em manifestação a polícia é chamada para atuar em duas perspetivas e a repressão surge em manifestações "que à partida sejam violentas ou aquelas que de um modo geral possam violar direitos fundamentais dos cidadãos".

"O uso da força muitas vezes resulta de desobediência dos cidadãos", disse hoje, em Luanda, à margem do ato de lançamento das festividades do 44.º aniversário da polícia angolana.

O jornalista angolano José Quiabolo apresentou na quinta-feira uma queixa-crime contra agentes da polícia devido às alegadas agressões que sofreu, na véspera, quando cobria um protesto, em Luanda, contra a posse do novo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

"Acredito na justiça, daí que apresentei esta queixa junto da 4.ª esquadra da polícia, aqui em Luanda, porque fui brutalmente agredido. Aliás, continuo com as marcas da agressão da polícia", afirmou à Lusa o jornalista da Palanca TV.

José Quiabolo que, juntamente com um colega repórter de imagem diz terem sido agredidos enquanto entrevistavam manifestantes nas zonas adjacentes ao parlamento angolano, acredita num desfecho favorável do caso, referindo que a atitude dos agentes "é condenável".

Vários manifestantes, maioritariamente afetos à União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição, que contestaram a posse do juiz Manuel Pereira da Silva "Manico", relataram cenas de detenções "sob carga policial".

Sem comentar os relatos de alegadas agressões aos manifestantes e jornalistas, o oficial da polícia reconheceu que "infelizmente alguns efetivos da corporação angolana têm tido comportamentos contrários às normas", referindo que o "número não é estatisticamente representativo".

"É um número reduzido que têm este tipo de práticas e quando isto acontece, naturalmente, acionamos os nossos regulamentos e há a devida sanção, e dependendo da gravidade do caso o elemento pode ser sancionado com despromoção ou demissão compulsiva da corporação", adiantou.

O diretor do gabinete de Estudos, Informação e Análise do comando da polícia angolana disse ainda que a instituição policial "não permite que os que têm responsabilidade de garantir a segurança pública estejam envolvidos em atos de criminalidade".

E acrescentou: "A polícia não tolera e nunca vai tolerar que no seio da corporação existam elementos com comportamentos negativos".

DYAS // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.