Amigos do Coliseu do Porto convocam assembleia-geral para debater concessão a privados

Amigos do Coliseu do Porto convocam assembleia-geral para debater concessão a privados
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Associação Amigos do Coliseu do Porto vai convocar "para os próximos dias" uma assembleia-geral para debater a proposta de concessionar o espaço a privados, sugerida pelo Conselho Municipal de Cultura, anunciou hoje o presidente daquele órgão deliberativo.

"A associação terá de se pronunciar em concreto sobre a hipótese de concessão e aqui o que se segue, com a urgência que o caso impõe, é rapidamente fazermos uma assembleia-geral para que possa validar-se este caminho, ou não", afirmou Alberto Amorim Pereira.

O presidente da assembleia-geral da Associação Amigos do Coliseu do Porto, que falava hoje aos jornalistas à margem da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura, adiantou que a reunião deverá ocorrer "nos próximos dias"

"Muito rapidamente se fará a assembleia-geral", referiu.

O Conselho Municipal de Cultura aprovou hoje, com 11 abstenções em 24 votos, a proposta da Câmara Municipal do Porto, do Governo e da Área Metropolitana do Porto (AMP) de concessionar o Coliseu a privados.

Em declarações aos jornalistas, também à margem da reunião, Eduardo Paz Barroso, presidente da direção da associação, considerou a decisão daquele órgão consultivo "legítima" e a reunião de hoje "um avanço".

"Alguma coisa tem de avançar desde que seja legítima e a questão da concessão é uma questão legítima. Acho que hoje houve um avanço na discussão, que não pode ficar confinada a um conselho municipal, mas a verdade é que essa discussão já tem vindo a público de uma forma muito consistente", salientou.

Eduardo Paz Barroso defendeu que, independentemente do modelo a ser implementado, com vista à realização das obras de restauração do Coliseu, são "necessários prazos", por forma a "desbloquear" a situação em que a associação e o espaço se encontram.

"O que está em causa é que a atividade corrente da associação não pode estar bloqueada quando a maioria da direção recomenda que se espere por uma assembleia-geral para assinar contratos com promotores de espetáculos que tem causado inúmeros constrangimentos (...) Eu fiz ali [na reunião] um forte apelo, ao qual o senhor presidente da câmara reagiu como entendeu, no sentido de ser desbloqueada rapidamente esta situação", disse.

Acrescentando que, uma vez que a maioria da direção "não tem instruções das entidades públicas do que pode fazer", a situação do Coliseu "está bloqueada".

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto admitiu já ter "perdido espetáculos".

"É verdade, já perdemos espetáculos. Não posso contabilizar, mas já perdemos espetáculos significativos. Lembro-me de um, mas como envolve marcas e players da comunicação social não queria estar a dizer, mas é um espetáculo muito querido ao Coliseu em que era opção absoluta para o promotor do espetáculo e levou-o para outro espaço da cidade do Porto. Ainda hoje vou ter de gerir uma situação muito difícil com uma empresa que é um dos nossos melhores clientes", revelou.

Confrontado com a mesma questão, o presidente da Assembleia-Geral da associação, Alberto Amorim Pereira, afirmou, por sua vez, não existir "nenhum constrangimento que esteja a ser provocado" pela atual situação do Coliseu.

"O sinal que foi dado hoje na reunião foi muito claro, a vida continua e não deve ninguém sentir-se comprimido ou paralisado na sua atividade pelo facto de termos esta perspetiva (...) O que é preciso é que os agentes não se sintam com algumas peias no sentido de aceitar reservas de sala porque todo este processo demorará, previsivelmente, um ano e temos uma perspetiva de uma atividade pujante do Coliseu no próximo ano", concluiu.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).