Líder parlamentar do PS destaca João Ataíde como "homem de causas" e "grande político"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev 2020 (Lusa) - A líder parlamentar do PS recebeu hoje com "surpresa" e "profunda tristeza" a notícia da morte do deputado socialista João Ataíde, destacando-o como "um homem de causas, humanista" e "um grande político" com "imensa riqueza cultural".

"O Grupo Parlamentar do PS recebeu com surpresa e com grande tristeza a notícia da morte de João Ataíde, que ainda nesta quinta-feira esteve nos trabalhos em plenário da Assembleia da República com saúde e sempre com um sorriso aberto", declarou à agência Lusa Ana Catarina Mendes.

Deputado socialista desde o início da presente legislatura, ex-secretário de Estado do Ambiente no primeiro Governo liderado por António Costa e ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita.

"Neste momento, quero destacar a importância de João Ataíde como homem de causas, de cultura e um humanista com apurado sentido de humor. É esta a imagem que deve ficar de João Ataíde como político, como homem e como cidadão ativista pela melhoria do seu país", afirmou a presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Nas declarações que fez à agência Lusa, Ana Catarina Mendes salientou também que João Ataíde, no Grupo Parlamentar do PS, exercia funções nas comissões de Assuntos Constitucionais, de Defesa e (como suplente) na de Ambiente.

"Era o presidente da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE)", referiu a líder da bancada socialista, numa alusão "à particular apetência" de João Ataíde para as questões da segurança.

"João Ataíde era um homem de uma riqueza cultural imensa e de várias valências que permitiam fazer dele um grande homem e um grande político", acrescentou.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Nas últimas eleições, foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS.

Reeleito por duas vezes para a presidência desse município do litoral do distrito de Coimbra, João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias.

PMF (JLS) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.